CARTA ABERTA aos CORRETORES e CORRETORAS de IMÓVEIS de MATO GROSSO

Read Time:2 Minute, 6 Second

O Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Mato Grosso – SINDIMOVEIS MT, entidade representativa da categoria em âmbito laboral, visando garantir direitos e prestar esclarecimentos quanto ao veto do governador Mauro Mendes ao Projeto de Lei 2194/2023, e evitar a disseminação de Fake News por pessoas imbuídas de interesses escusos e eleitoreiros, vem ao seu público ESCLARECER que :

• Desde 2022 trabalha para inserir os corretores de imóveis dentro da etapa administrativa das vendas dos Imóveis do Programa habitacional associativo já implementado nos municípios com subsídios do Governo de Mato Grosso;
  • Em todo o Brasil, é apenas administrativo o instrumento correto para garantir aos Corretores a comissão nas vendas dos imóveis neste Programa, cujos detalhes práticos são definidos através de negociação regionalizadas;
  • O diálogo com o Governo do Estado de Mato Grosso estava fluindo de forma pacífica, ordeira e num clima de respeito com a categoria.

Considerando que nos últimos dias as redes sociais estão sendo usadas para inflamar e incentivar uma animosidade que até então não existia entre nossa Classe e o Governo, e transformando em POLÍTICA uma decisão que é apenas ADMINISTRATIVA, cumpre-nos INFORMAR que :

• O Governo de Mato Grosso nunca proibiu a participação dos Corretores neste Programa Habitacional;
  • Como já informado pelo próprio governo no diário oficial do dia 09 de janeiro de 2024 na página 8, mensagem nº 06…na qual justifica o VETO ao Projeto de Lei alegando que  já está assegurada “a atuação dos corretores imobiliários nas intermediações no âmbito dos programas habitacionais(…).”;
  • Amparado pela Lei nº 14.382/22 o COFECI renovou o convênio de parceria institucional com a Caixa Econômica, que é a entidade detentora destes contratos de financiamento, como também é o caso de Mato Grosso, de forma que os Corretores que receberem as autorizações de venda deverão ter cadastro ativo no SGR-COFECI e respeitar as regras a serem definidas;
  • O SINDIMÓVEIS MT organizou um ciclo de treinamentos gratuitos para que os corretores de Mato Grosso dominem todas as etapas do uso da ferramenta SGR-COFECI e assim possam participar deste programa habitacional contribuindo de forma hábil e eficiente.

Este Sindicato REFORÇA a firme posição de sempre esclarecer a verdade dos fatos e não coadunar com a manipulação da confiança de toda uma categoria apenas para autopromoção política, pois NÃO TEM absolutamente nenhum sentido pedirmos pela aprovação de uma LEI para garantir o que JÁ ESTÁ GARANTIDO !

Venha ser Parceiro ! Junte-se a nós.

Juliano Lobato Evangelista
CRECI F 5407 MT